Prêmio ESG 2020

prêmio esg fama investimentos - 1ª edição 2020

Recentemente, o tema ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado crescente atenção por parte do mercado de investimentos brasileiro.

FAMA Investimentos, tem se mostrado muito positiva frente a este novo panorama, que sem dúvida alguma, impulsiona práticas responsáveis e traz inúmeros benefícios financeiros e não financeiros, para todo o ecossistema ESG; no entanto, o cenário geral ainda não é satisfatório.

A limitada quantidade de estudos científicos relacionados a Investimentos ESG no Brasil faz com que a inata complexidade do tema seja ainda mais crítica. Diversas interpretações e práticas frente ao tema começam a proliferar, e se faz necessário

entender com detalhe cada uma delas, seus benefícios e possíveis riscos e oportunidades. Da mesma forma, é importante identificar práticas antiéticas, como o greenwashing (comunicação de iniciativas que se dizem sustentáveis, sem de fato sê-las), e trabalhar para reduzi-las.

Para nós, fomentar conteúdo científico na área de Investimentos Sustentáveis é de extrema importância. Acreditamos que a lacuna de estudos e conhecimento na área pode ser reduzida, promovendo o interesse e a pesquisa de estudantes sobre o tema. Entendemos que os pesquisadores do assunto podem contribuir amplamente no avanço do país em prol de melhores estruturas e uma linguagem comum para a prática de investimentos baseados em análises de ESG.

Prêmio ESG 2020

participantes

Estudantes ou Recém formados* de qualquer área de formação acadêmica

*Máximo 2 anos de formado com o prazo contado a partir da data de início do Prêmio

Graduação – Qualquer área de formação acadêmica.

Pós Graduação Latu Sensu – Programas de Especialização, MBA e afins

Pós Graduação Stricto Sensu – Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado

banca julgadora

Convidamos para compor a Banca Julgadora diferentes especialistas do ecossistema de Investimentos ESG e Sustentabilidade com um vasto conhecimento e experiência tanto do setor acadêmico como profissional.

Andrea M. A. F.

Andrea M. A. F.

Minardi, Phd

Saiba mais
X

Andrea M. A. F. Minardi é professora Senior Research Fellow do Insper, membro do Conselho do Climate Smart Institute, diretora da Sociedade Brasileira de Finanças e membro do conselho da Insper Anjos. Foi diretora acadêmica da graduação do Insper, membro do Comitê Executivo do BALAS (Business Association of Latin American Studies), membro do Conselho Fiscal da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Administração). Leciona disciplinas de finanças para os cursos de graduação e mestrado em Economia e Administração, MBA e Educação Executiva, e tem pesquisas nas áreas de investimentos, finanças corporativas, risco de crédito e opções reais.Desde 2015 tem concentrado sua atuação acadêmica em ativos alternativos e finanças empreendedoras. É autora do livro “Teoria de Opções Aplicada a Projetos de Investimentos”, de diversos artigos e capítulos de livros. É bacharel em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Administração com especialidade em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP). Foi aluna visitante de doutorado da University of Texas at Austin.

Linkedin
Beatriz Lima

Beatriz Lima

CFA

Saiba mais
X

Beatriz Lima faz parte do time de Renda Variável da Pragma, desde 2016. A Pragma foi montada por uma equipe independente de investimentos, focada em aconselhar um seleto grupo de famílias e fundações na gestão de seus recursos financeiros.Dentre suas crenças, a Pragma acredita que não é possível pensar o longo prazo, sem considerar os aspectos ESG. Somente ao incorporar os princípios ESG integralmente ao processo de investimentos, a Pragma estará perseguindo verdadeiramente os objetivos de seus clientes, de preservação e crescimento de capital.Antes de juntar-se a Pragma, Beatriz trabalhou por 5 anos em crédito no Itaú BBA, onde ingressou em 2011 como Trainee. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EASP-FGVSP), Beatriz Lima é uma CFA® charterholder.

Linkedin
Celso Funcia Lemme,

Celso Funcia Lemme,

Phd

Saiba mais
X

Doutor em Administração, com concentração em Finanças, e Mestre em Engenharia de Produção, com concentração em Avaliação de Projetos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.​Professor do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ desde 1999, nas áreas de finanças e de sustentabilidade corporativa. Projetos de pesquisa em sustentabilidade corporativa, finanças sustentáveis e avaliação de empresas. Presidente e/ou membro de Conselhos Técnico-Consultivos de organizações internacionais e nacionais.Serviços prestados nas áreas de sustentabilidade corporativa e de avaliação de empresas, como professor, palestrante e consultor, a empresas e instituições das áreas de energia, telecomunicações, mineração, saúde, papel e celulose, petróleo, financeira, construção civil, logística e alimentos.​De 1983 a 1999, professor de Finanças dos programas de especialização e pós-graduação lato sensu da Fundação Getúlio Vargas. Na iniciativa privada, Gerente Geral de Planejamento e Análise Financeira da Aracruz Celulose (atualmente Suzano Papel e Celulose), com atuação de 1981 a 1994. Anteriormente na Companhia Souza Cruz, em análise de projetos de investimento e planejamento de suprimentos.

Coppead UFRJ
Denise Hills

Denise Hills

Saiba mais
X

Denise Hills é responsável por garantir que as práticas e compromissos com a sustentabilidade da Natura criem relevância, diferenciação e geração de impacto positivo, além de transformar desafios socioambientais em oportunidades de inovação.Denise tem 30 anos de experiência no mercado financeiro. A sustentabilidade passou a ocupar lugar central em sua carreira em 2010, quando ela se tornou superintendente da área no Itaú. Formada em Administração de Empresas, cursou pós-graduação em Economia na Fipe -USP, Gestão Integrada de Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral e Sustainability Leadership Programme pela Cambridge University, entre outros. É também coautora do livro 4 Dimensões de Uma Vida em Equilíbrio, publicado em 2015.Denise foi a primeira mulher a presidir a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, e atualmente é membro do Conselho de Administração da iniciativa no Brasil. É também membro dos Conselhos de Administração e de Líderes do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e do World Resources Institute - WRI Brasil, conselheira emérita do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e uma das especialistas do SDG Impact, grupo internacional presidido pelo administrador do PNUD, Achim Steiner, e composto por dez campeões globais e líderes de pensamento das Finanças e Empresas.Casada há 25 anos, Denise tem dois filhos e gosta de viajar, conhecer novas culturas, e de cozinhar para a família e amigos.

Linkedin
Gilberto Ribeiro de Oliveira Filho

Gilberto Ribeiro de Oliveira Filho

Saiba mais
X

Gilberto é Sócio da Vox Capital.Com 10 anos de experiência em investimentos de impacto e venture capital, é uma das referências do campo. Responsável pela gestão de fundos com mais de R$220 milhões de patrimônio, participou de diversas transações de investimento em mais de 20 empresas de tecnologia no Brasil, nos setores de saúde, educação e inclusão financeira. Antes da Vox desenvolveu sua carreira nas áreas de finanças, consultoria e gestão de projetos no Brasil e em Moçambique, em empresas como Caixa, PWC e Vale.​Gilberto é formado em Administração pela FEA-USP e mestre em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Ele também leciona investimentos de impacto em programas executivos de grandes escolas de negócios como FEA-USP, Insper, FGV e Saïd Business School da Oxford University.

Linkedin
Gleycon Silva

Gleycon Silva

Saiba mais
X

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas (2019), cursando Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sul de Minas (2020), Graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas (2017) e Técnico em Agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (2008).Profissional com 9 anos de experiência, sendo destes, 5 anos atuando em Gestão de Projetos Ambientais e Socioambientais. Sólidos conhecimentos em Agroecologia, Agricultura Sustentável, Agricultura Familiar, Sustentabilidade, Meliponicultura, Polinização e Educação Ambiental. Atualmente atua como Tutor EaD em um curso FIC de Agricultor Orgânico e participa voluntariamente de projetos socioambientais.

Linkedin
Gustavo Pimentel

Gustavo Pimentel

Saiba mais
X

Gustavo Pimentel é Diretor da SITAWI desde 2013, onde lidera a maior prática de pesquisa e consultoria no tema Finanças Sustentáveis da América Latina. Possui 15 anos de experiência assessorando instituições financeiras e investidores a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão, análise de riscos e avaliação de investimentos. No momento, se dedica a expandir a atuação da SITAWI para a América Latina, à criação de novas metodologias e à gestão de projetos complexos e de vanguarda para os principais clientes.Foi eleito melhor analista socioambiental para investidores do mundo pela Independent Research in Responsible Investment – IRRI 2016 e um dos 3 profissionais que mais contribuíram para o tema Investimento Responsável no mundo pela IRRI 2019. Sua carreira inclui passagem pelos bancos ABN AMRO (Amsterdã) e Unibanco, além da agência de classificação de riscos SR Rating e as consultorias Accenture e Dinamus, nesta última como sócio-fundador. É economista pela UFRJ com MBA pela IE Business School (Madrid) e certificado em Investimento Responsável pela University of St Andrews.

Linkedin
Luis Felipe Adaime,

Luis Felipe Adaime,

CFA

Saiba mais
X

Grande admirador de nomes como Jacques Cousteau e Fabio Feldmann quando criança, Luis Felipe Adaime criava HQs sobre meio ambiente e sonhava em ir à conferência Rio92 (aos 12 anos) e ver pessoalmente grandes nomes da sustentabilidade discutindo o futuro do planeta. Acabou escolhendo uma carreira profissional no mercado financeiro, mas foi justamente ela que acabou guiando o executivo de volta às questões ambientais.​Graduado em Engenharia de Produção e "minor" em Economia pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), Luis começou sua carreira no Credit Suisse. Atuou ainda na BRZ Investimentos e na York Capital. Em 2013, abriu a Armadillo Capital Management, um dos maiores fundos independentes de ações da América Latina (menos Brasil), que chegou a ter US$ 500 milhões sob gestão, onde passou a implementar métricas sustentáveis para seus investimentos. Em 2020, decidiu trabalhar com sustentabilidade de uma maneira que gere impacto e lançou a startup MOSS com a missão de combater as mudanças climáticas e preservar a Amazônia via investimentos em crédito de carbono. Uma solução brasileira para a Amazônia, inovadora e escalável. Nascido no Rio de Janeiro, ele sempre passava suas férias escolares no Pantanal mato-grossense e nadava no Rio Paraguai. Luis tem 39 anos e tem uma filha de 1 ano, a Olivia.

Linkedin
Raphael Kling,

Raphael Kling,

Phd

Saiba mais
X

Raphael Kling tem doutorado em inteligência artificial (engenharia mecânica) pela Universidade de Newcastle (Inglaterra) e atua em projetos em que o uso de dados traz impactos econômicos, ambientais e sociais diretos pra sociedade. Durante o mestrado em psicologia (Universidade de Salamanca- Espanha) desenvolveu jogos educativos buscando usar estratégias de gamificacão e conteúdo personalizado para aprimorar a compreensão e o ensino. No mestrado em engenharia de transportes pela UFRJ Raphael desenvolveu ferramentas para comparação de custo e externalidades entre os modais rodoviário e ferroviário.

Linkedin
Salo Coslovsky,

Salo Coslovsky,

Phd

Saiba mais
X

Salo Coslovsky é professor associado da Universidade de Nova York, onde leciona disciplinas relacionadas à planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Ele é formado em Administração Pública pela FGV, mestre em Direito e Diplomacia pela Tufts University (EUA) e doutor em Estudos Urbanos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em sua pesquisa, Salo Coslovsky examina como agentes públicos adquirem e usam autoridade regulatória para influenciar o desempenho das empresas.

Linkedin

cadastre-se e receba nossos relatórios