Market Timing

Na gestão de recursos de renda variável, uma das grandes discussões recai sobre a manutenção ou não de recursos em caixa (aplicados no CDI) em determinados momentos, seja por falta de oportunidades ou por opção do gestor. Há momentos em que manter um percentual maior em caixa pode beneficiar o investidor, reduzindo a perda em períodos de baixa, sendo o oposto verdadeiro em momentos de alta.

 

Nós da FAMA Investimentos adotamos por política buscar manter nossos portfólios quase sempre com a máxima exposição possível. Eventualmente, nosso caixa fica mais alto em função de desinvestimentos que nem sempre são sincronizados com novas aquisições. 

 

O racional por trás dessa decisão é simples. Nosso mandato é gerar retornos acima dos principais indicadores de mercado e ganhos consistentes ao longo do tempo, e para cumprir esta meta temos que selecionar uma gama de empresas que gerarão retornos compatíveis com este objetivo. Mantendo recursos em caixa estaríamos por um lado perdendo oportunidades de comprar ativos baratos quando a bolsa está em baixa e por outro lado deixando de maximizar o resultado quando as ações sobem. 

 

Diversos estudos mostram que poucos dias fora do mercado são suficientes para diminuir de forma acentuada os retornos ao longo do tempo, e isso é incompatível com o que nossos investidores esperam. Como exemplo, citamos um estudo da Morningstar do mercado acionário americano: em um período de 20 anos (entre 1997 e 2017), excluindo-se os 10 melhores dias, o retorno anualizado praticamente caiu pela metade (de 7,2% para 3,5%). 

Veja a página 15 do relatório:
bit.ly/fundamentalsforinvestors2018

As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo. É fundamental a leitura do regulamento dos fundos antes de qualquer decisão de investimento. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos. Para avaliação de performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. Os Fundos de Investimento não contam com garantia da instituição administradora, da gestora ou do Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

Produzido por: FAMA Investimentos. Todos os direitos reservados