Mundo Sustentável 2

Era para ser uma versão revista e atualizada do livro Mundo Sustentável – abrindo espaço na mídia para um mundo em transformação, lançado em 2005 e que mantinha-se vivo no mercado editorial com sucessivas reimpressões. Mas o projeto foi além, alcançou vida própria e se transformou em um novo livro recheado de reportagens, artigos e comentários que resumem o que há de mais importante no universo socioambiental da atualidade.

Mundo Sustentável 2 – novos rumos para um planeta em crise resume de forma clara e objetiva os principais aspectos da maior crise ambiental da história da Humanidade e os caminhos que já estão sendo trilhados na direção de um novo modelo de civilização. Energia, biodiversidade, água, lixo, planejamento urbano, meios de produção e de consumo, saúde, educação e comunicação são alguns dos temas em destaque no livro.

Onde a economia de baixo carbono já é realidade? Como medir o valor monetário dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas? Por que o país campeão mundial de água doce necessita de investimentos urgentes para evitar o colapso no abastecimento? Quais os principais desafios do Brasil na era da Política Nacional de Resíduos Sólidos? É possível ser feliz sem se render aos apelos da sociedade de consumo? Onde o planejamento urbano faz a diferença em favor da saúde e do bem estar? Qual o papel da comunicação na construção de uma sociedade sustentável?

Da edição anterior, foram mantidos apenas alguns poucos textos que seguem pertinentes e atuais. Preservou-se, também, a característica-chave da publicação, a convergência de diferentes mídias no formato de um livro. Comentários feitos pelo rádio, artigos publicados em jornais ou na internet e reportagens de TV convivem lado a lado, transcritos com o cuidado de se respeitar os diferentes tons de linguagem originalmente adotados em cada veículo.

Além de registrar os caminhos da sustentabilidade no Brasil e no mundo, por meio de matérias e programas jornalísticos exibidos na Globo News, na Rádio CBN, no jornal O Globo ou na revista GQ, Mundo sustentável 2 abre espaço ainda para profissionais que são referência nas suas respectivas áreas. Em cada um dos oito capítulos temáticos, há textos de convidados muito especiais, entre eles, Adalberto Veríssimo, Marcos Terena, Miriam Leitão, Paulo Saldiva, Roberto Schaeffer, Roberto Smeraldi, Samyra Crespo, Sérgio Abranches e Suzana Khan.

Fonte: Mundo Sustentável

cadastre-se e receba nossos relatórios