Prêmio ESG - FAMA Investimentos supera

expectativa de inscritos e com grande diversidade

São Paulo, 18 de março de 2021

Em agosto de 2020, lançamos a Primeira Edição do Prêmio ESG – FAMA Investimentos, no intuito de estimular a produção de pesquisa acadêmica em torno da temática ESG.

 

A iniciativa foi bem recebida e imediatamente atraiu o apoio de parceiros como a Resultante e Economática, que ofereceram suas bases de dados gratuitamente aos candidatos; bem como a XP que deu apoio na divulgação, aos quais agradecemos.

A nossa expectativa inicial, baseada em comparações feitas com outros programas de estímulo acadêmico similares, era de receber de 15 a 20 inscrições, provou-se tímida: obtivemos interesse de mais de 100 pessoas e ao final do prazo, encerrado em 15 de março de 2021, 59 trabalhos foram oficialmente inscritos.

Mais do que o número de inscrições em si, nos alegra perceber que conseguimos atingir uma representatividade ampla em diferentes frentes, como podemos observar nas estatísticas que se seguem:

  • Gênero: 46% mulheres / 54% homens

  • Número de estados brasileiros representados: 11

  • Número de faculdades representadas: 27

  • Perfil dos participantes: 42% estudantes / 58% recém-formados

  • Nível de escolaridade:

    • 46% graduação

    • 12% pós-graduação

    • 24% mestrado

    • 14% doutorado

    • 5% pós-doutorado

A USP (Universidade de São Paulo) liderou a quantidade de inscrições (17%), seguida pela Unicamp (12%), FGV (12%) e UFRJ (8%). Tivemos três inscrições de faculdades no exterior e dois inscritos residentes fora do Brasil.

Durante os próximos meses, será executado o processo de avaliação dos trabalhos com o apoio da nossa Banca Julgadora, de acordo ao estipulado no Regulamento.

Agradecemos a todos os participantes por terem se dedicado para a confecção de seus trabalhos. Independente do resultado final, estarão certamente contribuindo para o desenvolvimento do nosso mercado, e da aproximação do mundo acadêmico com o mercado financeiro, objetivando sempre o investimento ético, justo e responsável.

Comissão Organizadora

As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo. É fundamental a leitura do regulamento dos fundos antes de qualquer decisão de investimento. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. As rentabilidades divulgadas não são líquidas de impostos. Para avaliação de performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. Os Fundos de Investimento não contam com garantia da instituição administradora, da gestora ou do Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

Produzido por: FAMA Investimentos. Todos os direitos reservados