Filosofia e Prática

Filosofia e Prática

Desde a nossa fundação, em 1993, aplicamos o conceito de “Investimento Responsável” em nossa filosofia de investimentos. Tais princípios, nos anos 2000, passaram a ser denominados como ESG, contemplando uma visão holística da companhia para as questões socioambientais e de governança, e como elas se relacionam com os múltiplos stakeholders (fornecedores, clientes, colaboradores, comunidades, governo, competidores, etc).

Filosofia e Prática

Para nós ESG (Environmental, Social and Governance) é uma poderosa ferramenta de gestão de riscos e oportunidades que nos permite fazer uma análise holística e completa das empresas ao integrarmos aspectos econômicos, financeiros, éticos, sociais, ambientais e de governança. Como gestores de recursos, temos um dever fiduciário com os nossos investidores, e entendemos que integrar aspectos ESG, mais do que o correto a se fazer, é o melhor a se fazer. Entendemos que cada empresa é única, assim como sua jornada de sustentabilidade, e em base a isso reconhecemos a importância de termos um engajamento constante com cada uma das nossas investidas com o intuito de apoiá-las no avanço das suas agendas de sustentabilidade e temas mais materiais. Dito isso, consideramos que o engajamento é muito mais rico e efetivo do que o simples ativismo via voto em assembleia sem, é claro, diminuir a importância do mesmo. Dadas as particularidades de cada empresa (história, valores, setor, local de atuação, processos, estratégia, cultura,

tecnologia, etc.) consideramos que a forma mais efetiva de integrar aspectos ESG à nossa análise de investimentos se baseia em entender a cultura corporativa e averiguar se os processos decisórios contemplam os múltiplos stakeholders da companhia. Por isso, entendemos que a integração ESG se dá muito mais através de uma análise qualitativa do que uma verificação restrita dos indicadores quantitativos. O documento “ESG & Investimento Responsável na FAMA Investimentos” aprofunda mais nosso posicionamento e aborda também a nossa opinião sobre alguns possíveis riscos advindos da crescente demanda por fundos e produtos ESG.

cadastre-se e receba nossos relatórios