ESG

Filosofia e Prática

Desde a nossa fundação, em 1993, aplicamos o conceito de “Investimento Responsável” em nossa filosofia de investimentos. Tais princípios, nos anos 2000, passaram a ser denominados como ESG, contemplando uma visão holística da companhia para as questões socioambientais e de governança, e como elas se relacionam com os múltiplos stakeholders (fornecedores, clientes, colaboradores, comunidades, governo, competidores, etc).

ESG

Para nós ESG (Environmental, Social and Governance) é uma poderosa ferramenta de gestão de riscos e oportunidades que nos permite fazer uma análise holística e completa das empresas ao integrarmos aspectos econômicos, financeiros, éticos, sociais, ambientais e de governança. Como gestores de recursos, temos um dever fiduciário com os nossos investidores, e entendemos que integrar aspectos ESG, mais do que o correto a se fazer, é o melhor a se fazer. Entendemos que cada empresa é única, assim como sua jornada de sustentabilidade, e em base a isso reconhecemos a importância de termos um engajamento constante com cada uma das nossas investidas com o intuito de apoiá-las no avanço das suas agendas de sustentabilidade e temas mais materiais. Dito isso, consideramos que o engajamento é muito mais rico e efetivo do que o simples ativismo via voto em assembleia sem, é claro, diminuir a importância do mesmo. Dadas as particularidades de cada empresa (história, valores, setor, local de atuação, processos, estratégia, cultura,

tecnologia, etc.) consideramos que a forma mais efetiva de integrar aspectos ESG à nossa análise de investimentos se baseia em entender a cultura corporativa e averiguar se os processos decisórios contemplam os múltiplos stakeholders da companhia. Por isso, entendemos que a integração ESG se dá muito mais através de uma análise qualitativa do que uma verificação restrita dos indicadores quantitativos. O documento “ESG & Investimento Responsável na FAMA Investimentos” aprofunda mais nosso posicionamento e aborda também a nossa opinião sobre alguns possíveis riscos advindos da crescente demanda por fundos e produtos ESG.

Compromissos Voluntários

Em linha com os nossos valores e filosofia de investimentos temos endossado algumas iniciativas que nos comprometem a continuarmos sendo consistentes com as nossas práticas ao tempo que nos oferecem espaços de troca de conhecimento e experiências em prol de uma agenda de desenvolvimento sustentável.

X

O PRI ou "Principles for Responsible Investment" é o maior proponente do investimento responsável no mundo, apoiado pelas Nações Unidas. A iniciativa reúne investidores do mundo todo comprometidos com o investimento sustentável, o que implica, essencialmente, a incorporação de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões de investimento.

Data Adesão: 2011

Site UN PRI
UN PRI
X

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que ajuda investidores, empresas e cidades a medir, entender e lidar com seus impactos ambientais a fim de tomar ações que garantam uma economia próspera que funciona para as pessoas e o planeta.

Data Adesão: 2019

Site CDP
CDP Investor
X

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (UNGC pelas siglas em inglês) é a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo. Lançado em 2000, o Pacto convida às empresas para que de forma voluntária, alinhem suas estratégias, operações e cultura a dez princípios universais sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção e assumam a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade, em particular, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Ao aderirmos, reforçamos nosso compromisso com o respeito pelos Direitos Humanos em sua forma mais ampla, com o cuidado e a proteção do meio ambiente e com a ética e transparência no dia a dia dos nossos negócios.

Data Adesão: 2020

Site Pacto Global Rede Brasil
Pacto Global
X

A FAMA Investimentos realiza desde 2018 seu inventário de emissões de gases de efeito estufa e neutraliza 100% das suas emissões de escopo 1, 2 e 3 por meio da aquisição de créditos de carbono certificados pelos padrões Verified Carbon Standard e Climate, Community & Biodiversity Standards.As emissões têm sido neutralizadas a partir de atividades do Projeto REDD+ Jari-Pará, que contribuem para a conservação de 700 mil hectares de Floresta Amazônica nativa e de sua biodiversidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local.

Data Adesão: -

Site Registro Verra
Neutralização de Carbono
X

A iniciativa Net Zero Asset Managers ou NZAM reúne um grupo de gestores de ativos internacionais comprometidos em apoiar a meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 ou antes, em linha com os esforços globais para limitar o aquecimento a 1,5 graus Celsius.A FAMA Investimentos é membro-fundador da iniciativa.

Data Adesão: 2020

Site NZAM
Net Zero Asset Managers Initiative
X

Em 2020 a FAMA Investimentos fez parte de um grupo de trabalho global que tinha como objetivo definir o escopo inicial e plano de trabalho da TNFD ou Força-tarefa sobre Divulgações Financeiras ligadas à Natureza.O grande objetivo da iniciativa, que pretende ser lançada em 2023, é desenvolver e entregar uma ferramenta que permita fazer uma melhor gestão dos riscos e oportunidades relacionadas à natureza e que ofereça uma estrutura padronizada de divulgação que de suporte para a tomada de decisão e alocação de recursos.Hoje a FAMA Investimentos estende seu apoio à iniciativa como membro do Fórum TNFD.

Data Adesão: 2020

Site TNFD
Taskforce on Nature-related Financial Disclosures

Posicionamentos Públicos

Consideramos o papel de advocacy crucial para avançarmos na Agenda ESG. É por isso que temos assinado e nos comprometido com certas campanhas, declarações e manifestos que julgamos muito relevantes e legítimos e que tocam diversos ângulos do universo ESG.

De igual forma, temos expressado publicamente as nossas opiniões frente a diversos acontecimentos que consideramos violam às boas práticas ambientais, de proteção aos direitos humanos e à boa governança ou que representam riscos para o avanço da Agenda ESG no Brasil.

cadastre-se e receba nossos relatórios